PMR ACT

PMR DX

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[REVIEW] Puxing PX-888

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 [REVIEW] Puxing PX-888 em Sab Dez 04, 2010 2:26 am

Olá!

Cá está a review do meu menino, o Puxing PX-888!

Após muitas pesquisas na net sobre este modelo e algumas horas a ver vídeos sobre ele no YouTube, decidi adquiri-lo!
Foi comprado à RadioShop888, ainda que através do eBay. Na altura da encomenda ainda não sabia que esta empresa tinha site próprio, julgando eu que só negociavam no eBay.

Mas vamos ao que interessa:

Trata-se de um rádio muito robusto e com uma excelente qualidade de audio. Ainda que, nalguns vídeos que vi a opinião era que o ganho do microfone não era algo por aí além, constatei que está ao nível do meu G7. No entanto, se o ligarmos com auricular esta questão pode ser melhorada, mas não é nada de desesperante nem fraco se falarmos directo no microfone interno.
Não se deixem enganar pelo facto de ser de tecnologia e fabrico Chinês. A robustez do equipamento deixa transparecer que foi fabricado com controlo de qualidade, não existindo folgas nem erros de molde o que mostra que o fabrico respeita tolerâncias bastante eficazes.

O equipamento, em si, é ligeiramente mais pequeno que um G7, por exemplo. À data desta review eu já não tenho o G7 e como tal não me foi possível fotografa-los lado a lado mas para terem uma ideia do tamanho, podem comparar o rádio com um maço de tabaco:

Ao nível de acessórios, o rádio foi fornecido com carregador de secretária que permite carregar uma bateria extra sem necessidade de o fazer com o rádio.
À data da compra, é-nos dado a hipotese de escolher entre uma versão que inclui um auricular ou o cabo de dados. Eu escolhi a versão com auricular e ainda bem. É que, supostamente, a entrada do auricular é a mesma que do G7 e Kenwood. Ora eu já tinha um auricular que me ficou do G7 mas, talvez por feeling decidi optar pela versão com auricular. Assim que o tirei da caixa, percebi que foi a melhor escolha já que o auricular do G7 não é compativel com o PX888

(À esquerda, o auricular do PX888 e à direita o auricular do G7. São claras as diferenças entre os dois conectores, nomeadamente ao nível dos contactos dos jacks e da distancia entre os mesmos)

Ainda estava o rádio em trânsito quando, por ter lido algures que era dificil programar o rádio manualmente, encomendei também o cabo de dados. Neste tive alguma sorte pois a RadioShop888, através do eBay, tinha-o a um preço muito mais baixo que o normal, tendo pago $2 por ele (+/- €1,50).

Quando recebi o rádio e comecei a "brincar" com ele, percebi que foi um erro ter encomendado visto que esta versão, mais actual que as versões das reviews que vi na net, é de uma simplicidade extrema para programar manualmente. De qualquer das formas não me arrependo de ter encomendado o cabo, primeiro porque foi bastante barato e segundo porque posso guardar um backup da programação do rádio no computador caso, por algum motivo, a programação se perca ou até mesmo se alguem comprar um equipamento igual é-me possível clonar os rádios.
Além disso, descobri com o software algumas "pérolas" deste radio:
É possivel excluir da função scan determinados canais. Isto é util quando, por exemplo, temos os 8 canais de PMR programados e também 2 ou 3 repetidores, sendo possível programar o rádio de forma a que o radio não faça scan aos repetidores.
O rádio conta também com um botão de abertura de squelch dedicado mas que, através do software, pode ser modificado para que emita uma sirene de alarme para a frequencia que está activa no momento, enquanto que essa mesma sirene é audível no próprio rádio. E de que forma ela é audível! Mesmo com o volume no mínimo, o barulho da sirene é impressionante! Pessoalmente mantive esse botão para a abertura de squelch.

É, no entanto, necessário esclarecer que este não é um rádio PMR perante a lei portuguesa. É um radio UHF que faz toda a banda dos 400 aos 480Mhz, emitindo a 5W na sua potência máxima (é possível baixá-lo para 0,5W mas, honestamente, não o comprei para emitir a essa potência...).
Além disso conta com uma antena amovível do tipo SMA.
Um outro pormenor de grande classe, como poderão ter reparado na fotografia da caixa, é o facto de este radio ter também um sintonizador de FM. Sim, é possível ouvir radio normal neste radio, na gama 88Mhz a 107.9Mhz.

Em relação à alimentação, conta com uma bateria de 7.4v e 1200mAh. Ate este momento ainda só tive de o carregar uma vez e passo o dia com o radio ligado e em scan portanto estou bastante satisfeito com a performance da mesma. Não ponho, ainda assim, de lado a hipótese de vir a adquirir uma bateria extra, à semelhança do que acontecia com o meu G7.

Mas nem tudo são rosas!

O rádio apenas permite a memorização de 128 canais. É optimo na medida em que a banda PMR só tem 8 canais mas o problema é que o facto de ter apenas 128 não permite a programação dos canais+subtons. E pior: não é possivel, depois de programar os canais, atribuir um subtom na memória. Ou seja, se eu quiser comunicar em canal 7.20, por exemplo, tenho de sair da memória, introduzir no teclado a frequencia do canal 7 (446.08125), aceder ao menu, procurar a secção dos tones (CTCSS) e seleccionar a frequencia do tone 20 (131.8Hz).
É, no entanto, possível memorizar um canal já com tone e é por isso que o rádio não me desiludiu muito neste ponto. Actualmente tenho os 8 canais PMR programados mais 2 canais com tone, um de um repetidor e outro de um link. O único transtorno é o de ter de transportar, junto do rádio, uma lista com as frequências dos tones para poder sintoniza-los no caso de estar em algum grupo que use tone na comunicação. Ainda assim, e enquanto um PMR comum permite apenas 38 tones, o PX888 permite 50.

Vem agora uma das partes mais interessantes deste equipamento, o preço.
Depois desta descrição toda e da qualidade do mesmo, seria de esperar que tivesse sido bastante caro... Mas não! Este rádio, já com portes, ficou na módica quantia de €52! Em termos de rapidez de envio, o rádio chegou em 7 dias úteis e a loja enviou o rádio com tracking number o que significa que pude seguir online o percurso da encomenda a partir do momento que esta deu entrada nos serviços postais de Hong Kong!

Em conclusão:
Um excelente rádio a um excelente preço. A questão dos tones não é por demais grave assim que se toma o hábito de funcionamento do rádio, funcionamento esse que é bastante intuitivo.

Características Gerais:
Monitorização Dual-Channel
128 memórias (as memórias FM não usam as memórias do UHF!)
Codificação ANI
VOX com sensibilidade programável por menu com escala de 0 a 10
Scan diferenciado: Scan só aos canais memorizados ou a toda a faixa de operação do rádio (400-480Mhz) e com a possibilidade de priorização do scan.
Scrambler
Alarme de emergência
Programável via PC
50 CTCSS e 104 DCS
Time-out-Timer
2 tone/MSK/DTMF encoder e decoder
Radio FM
Possibilidade de mudar a cor do display (Azul/Branco/Laranja)
Teclado numérico.
Squelch programável através do menu do rádio, numa escala de 0 a 10, sendo 0 o squelch sempre aberto.

Apenas como nota adicional, está também disponível o PX888 em versão VHF, sendo exactamente igual nas características e operacionalidade da versão UHF diferindo apenas na banda.

Se tiverem alguma questão, estou disponível para responder!
Obrigado pela paciência 😉

Cool

[PS: Esta review é de Março de 2010, altura em que comprei o rádio. Coloquei-a cá por achar que a partilha de informação sobre o equipamento é importante]

Ver perfil do usuário

2 Re: [REVIEW] Puxing PX-888 em Seg Dez 06, 2010 1:26 pm

ALF007

Admin
Boas TechnoZombie!

Eu lembro que estive com o seu equipamento na mão na Activação Monte da Virgem em Vila Nova de Gaia quando esteve por lá.
Como disse o Tiago... é bem preferivel comprar o Puxing PX-888 do que o Intek 5050 ou o G7.

Eu uso o Dynascan Db 48... quando comprei ainda não existia o 92... o 92 tem mais memorias que dá muito geito.

O importante é gostarmos de fazer radio e ter QSOs interesantes.
73 e um ate ja!
----------------
PMR.265
Manuel

Ver perfil do usuário http://pmract.blogspot.com/

3 Re: [REVIEW] Puxing PX-888 em Qui Dez 09, 2010 9:41 pm

Quase me convencem, mas acho que para fazer companhia ao meu intek estou tendencialmente inclinado para o wouxun uvd1 P.

O que acham?

Ver perfil do usuário

4 Re: [REVIEW] Puxing PX-888 em Qui Dez 09, 2010 9:55 pm

PMR2139 escreveu:Quase me convencem, mas acho que para fazer companhia ao meu intek estou tendencialmente inclinado para o wouxun uvd1 P.

O que acham?

O Wouxun funciona basicamente como o Puxing, a grande diferença é que também fz VHF! O KG-UVD1P será também a minha próxima aquisição! Wink

Cool

Ver perfil do usuário

5 Re: [REVIEW] Puxing PX-888 em Qui Dez 09, 2010 10:15 pm

PMR2139 escreveu:Quase me convencem, mas acho que para fazer companhia ao meu intek estou tendencialmente inclinado para o wouxun uvd1 P.

O que acham?

Olá caro Colega 2139,

Apesar deste tópico ser relativo ao PX-888, queria pô-lo a par de que testei os dois equipamentos que referiu, nas mesmas condições, e a conclusão foi que o 5050 da Intek tem uma relação de inteligibilidade de áudio em recepção 20% a 30% superior.
Para contactos DX por exemplo faz toda diferença entre conseguir efectuar o contacto ou não.

Fica à sua consideração.

Se algum colega puder dar um feedback comparativo nas performances entre o PX-888 e o 5050 seria de valor.

Cumprimentos,

PÁPA-LIMA

Última edição por PÁPA-LIMA em Qui Dez 09, 2010 10:23 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário

6 Re: [REVIEW] Puxing PX-888 em Qui Dez 09, 2010 11:20 pm

Ok!

Óscar Bravo pelas informáticas amigos Papa Lima e Rasteirinho!

Pelo preço até penso talvez no Dynascan db-92! Este rádio é fácil de "abrir"? Utiliza-se o mesmo soft que para o wouxun, certo? Em termos de estabilidade de rx e de tx, as frequências são quais? Permite abrir para fazer escuta de banda aérea (era um dos hobbies que pretendia)?

Desde já as minhas deltas por estar a ser tão pertinente nas perguntas!

Ver perfil do usuário

7 Re: [REVIEW] Puxing PX-888 em Sex Dez 10, 2010 4:32 am

Caro Colega PMR2139

O Dynascan DB-92 é um equipamento sem o espaçamento entre frequências de 8.33 kHz utilizado pelas aeronaves acima do nível de vôo 195 e apenas recebe FM. Dado este facto e o de a banda aérea em VHF ser AM, este equipamento não lhe irá possibilitar fazer a escuta do seu hobby.

PÁPA-LIMA

Última edição por PÁPA-LIMA em Sex Dez 10, 2010 6:04 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário

8 Info em Sex Dez 10, 2010 4:42 am

Boas amigo Papa Lima.

Espero que esteja tudo bem com o meu caro amigo.

Foi um com prazer que o escutei na activação Misterio.

Quando ao seu post falando em hobby de escuta de banda Air, nem sempre o modo de emissão é o AM.

Certamente deve conhecer o HF Air em que o modo de emissão é um banda lateral unica superior. (por vezes em USB com scramble)

Foi só um repara para que o resto da boa rapaziada não pense que o Air seja um exclusivo AM.

Bons DX´s ao amigo Papa Lima e restante malta.

--... ...--

Ver perfil do usuário http://pmract.foruns.com.pt

9 Re: [REVIEW] Puxing PX-888 em Sex Dez 10, 2010 6:16 pm

Olá Sharksat,

Como se depreenderá, o meu comentário visava especificamente o aparelho em questão de que temos estado a falar, todavia e para que não surja qualquer outra futura interpretação, foi adicionado [/b] VHF na mensagem anterior.

Saudações,

PÁPA-LIMA

Ver perfil do usuário

10 Re: [REVIEW] Puxing PX-888 em Sab Dez 11, 2010 12:26 am

Boas Papa Lima.

Foi sem intenção danosa que fiz o reparo.

Deixem-se só lembrar que neste forum pode-se sempre dizer o que vai em mente.

Não leve a mal, e se algum momento se sentiu ofendido deixo desde já aqui as minhas desculpas.

Não desconsiderando ninguem, eu faço imenso gosto em ter alguem por perto como o amigo Papa Lima que como outros por cá partilham os seus conhecimentos. Smile

--... ...--

Ver perfil do usuário http://pmract.foruns.com.pt

11 Re: [REVIEW] Puxing PX-888 em Sab Dez 11, 2010 2:01 am

Boas caro colega Sharksat,

Enquanto a intenção danosa não o levar a utilizar a G3 que tem na mão,no avatar, estou descansadinho...

Boa activação amanhã, Wink

Ver perfil do usuário

12 puxing px888 ou puxing px888k? em Qua Nov 14, 2012 9:05 am

Bom dia, caro amigo estive a ler tudo o que você falou do puxing px888, porque eu quero adquirir um deste modelo, mas tenho aqui uma duvida e penso que me pode ajudar com esta duvida.
Qual é a diferencia entre o puxing px888 e o puxing px888k ?. E já agora agora qual destes modelos era melhor de comprar o onde.

Obrigado pela sua atenção.

Última edição por pepe em Qui Nov 15, 2012 8:58 am, editado 1 vez(es) (Razão : duvida)

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: